POR ENG |O Guia |Contactos |Ligações |Pesquisa
Deixar sugestão
 Introdução UNITEL SOCIEDADE ANONIMA
O Kwanza Sul estende-se por 55.660 km2 numa área montanhosa, com altitude variada. O clima da província é tropical, seco no litoral e húmido no interior.

Os meses mais quentes vão de Janeiro a Abril e os mais frescos de Julho a Agosto. A temperatura média anual é de 26ºC. Conta com 12 municípios: Sumbe, Porto Amboim, Amboim, Quilenda, Conda, Uko-Seles, Ebo, Cassongue, Kibala, Libolo, Mussende e Waku-Kungo. Sumbe é a capital da província.

Os grupos étnicos da província são os Kibalas, N'goias, Musseles, Mussumbas e Bailundos. A língua nacional mais falada na província é o kimbundu.

As principais actividades económicas da província são a agricultura, pecuária e pesca. As praias são uma mais valia em termos de turismo com especial atenção para as praias de Kicombo, Chicucula, Carimba e Porto Amboim. O mar forma várias baías muito agradáveis.

A fauna da província é muito variada, com especial referência para a pacaça, capota, veado, entre outros. A zona administrativa que é hoje a província do Kwanza Sul foi fundada em 1769 por Dom Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho que era na altura Governador- Geral de Angola.

Foi inicialmente chamada de Novo Redondo em homenagem à casa senhorial de Redondo em Portugal. Sabia que "Sumbe" é uma palavra de origem kimbundo, "kusumba", é de significado comercial, prática que se fez corrente entre os autóctones e os negociantes portugueses e ingleses no litoral do Kwanza Sul, na chegada destes últimos. Equivale a comprar/vender.

Foi esta designação que deu origem ao nome à localidade durante muito tempo conhecida por Sumbe, hoje cidade costeira capital da província do Kwanza Sul. Os acessos rodoviários desde Luanda são já muito bons, sendo uma viagem muito agradável.

> Como chegar > Onde ficar > Para visitar
> Onde comer > Onde Relaxar > Onde divertir-se
> Festas e eventos > Onde comprar > Prática de Desportos
> Itinerários
  Copyright © 2012 Elta