POR ENG |O Guia |Contactos |Ligações |Pesquisa
Deixar sugestão
 Introdução UNITEL SOCIEDADE ANONIMA
O Bié situa-se bem no centro do país e é composto por 9 municípios: Kuito (capital), Andulo, Katabola, Chinguar, Chitembo, Kamakupa, Kunhinga, Kuemba e Nharea, dispostos numa área de 70.314km2.

A província tem o formato de um coração que bate bem no centro do país. O clima da província é o mesotérico de altitude, caracterizado por ser seco, doce, temperado e constante.

A temperatura máxima na estação quente (chuvosa) que vai de Setembro/ Abril não excede os 20ºC à sombra, e na estação fria (seca) que vai de Maio/ Agosto há por vezes geadas. O seu clima é muito propício à actividade agrícola, uma vez que a pluviosidade durante a estação das chuvas pode atingir os 1500 mm.

A população é maioritariamente de origem Ovimbundu. Outros grupos étnico-linguísticos que compõe a população do Bié são os Tcho-kwe, os N'ganguelas, os Luimbis, os Songos e os N'goias. A principal actividade da população é a agricultura e pecuária. A principal língua nacional da província é o umbundu.

A cidade do Kuito, capital do Bié foi na época colonial baptizada de Silva Porto. Muitas vezes referenciada como "cidade mártir", o Kuito foi com certeza uma das cidades que mais sofreu os efeitos da guerra, que a pouco e pouco se vão apagando no esforço de reconstrução nacional em curso.

> Como chegar > Onde ficar > Para visitar
> Onde comer > Onde Relaxar > Festas e eventos
> Onde comprar > Itinerários
  Copyright © 2012 Elta