POR ENG |O Guia |Contactos |Ligações |Pesquisa
Deixar sugestão
 Introdução UNITEL SOCIEDADE ANONIMA
Cabinda é a província mais a norte de Angola. É um enclave que faz fronteira a norte com a República do Congo, a este com a República Democrática do Congo e a Oeste com o Oceano Atlântico.

Tem 4 municípios distribuídos por 7.270 km2, são eles Belize, Buco N'Zau, Cabinda e Lândana. O clima da província é tropical húmido, com uma temperatura média de 25ºC.

Cabinda é uma província muito marcada pelas suas tradições transmitidas de geração em geração que caracterizam vários momentos específicos da vida comunitária. Um dos grupos responsáveis pela perpetuação de algumas tradições é o grupo dos Bakama.

Os Bakama são grupos culturais com seitas próprias, dentre os quais se destacam os Kizo que se situam no Morro do Kizo. Estes grupos utilizam máscaras para vários rituais, não revelando no entanto quem se encontra por trás das mesmas Os Bakama aparecem nas festas históricas da cidade, sempre com máscaras pintadas e vestidos com folhas secas de bananeira. Carregam consigo uma vassoura feita de nervuras de folha de palmeira.

A população é na sua maioria de origem Bakongo, incluindo clãs Bawoyo, Bakoki, Balingi, Bayombe e Basundi. A língua principal é o ibinda que se subdivide a norte em kiombe e a sul em kiwoyo.

Esta província vive essencialmente da exploração do petróleo que emprega (directa ou indirectamente) a maioria da sua população, havendo ainda a mencionar a indústria da madeira, a agricultura e a pecuária. Mesmo antes da descoberta do petróleo os portugueses chamavam-na de Porto Rico pelas riquezas naturais existentes na região.

A floresta de Maiombe povoa o imaginário popular, sendo cenário de vários contos e estórias populares da literatura angolana. Maiombe é chamada de "mar vegetal" pela sua impenetrabilidade.

É incrivelmente rica em variedades vegetais e animais, sendo especialmente famosa pelas suas borboletas, algumas somente encontradas na região.

> Como chegar > Festas e eventos > Itinerários
> Onde comer > Onde comprar > Onde divertir-se
> Onde ficar > Onde Relaxar > Para visitar
> Prática de Desportos
  Copyright © 2012 Elta