Com uma área de 34.270 km2, o Huambo situa-se no centro sul do país e tem como capital a cidade com o mesmo nome.
Tem 11 municípios: Huambo, Londuimbale, Bailundo, Mungo, Tchindjenje, Ucuma, Ekunha, Tchicala-Tcholoanga, Catchiungo, Longonjo e Caála.
O clima da província é tropical de altitude, com temperaturas médias de 19 ºC, com uma estação seca e fria e uma estação chuvosa, onde o calor quase não se faz sentir devido às constantes precipitações.
O grupo étnico maioritário é o Ovimbundo, e a principal língua nacional da província é o umbundu. A população da província dedica- -se essencialmente à agricultura, sendo que a província já foi conhecida como o celeiro de Angola, tendo o milho como principal cultura.
Tendo sido muito afectada pela guerra, a província encontra-se neste momento num processo de reconstrução e edificação como a segunda potência nacional a nível da economia. A província do Huambo está neste momento a apetrechar-se para voltar a ter o segundo parque industrial do país.
As reservas minerais da província são ainda um ponto a explorar. Foi em tempos considerada uma das mais bonitas cidades de Angola. Em termos turísticos é, como a maioria das províncias, uma região com muito potencial, porém ainda pouco explorado.
É uma província que poderá vir a tirar partido dos seus rios para a realização de ecoturismo, desportos de aventura, das suas elevações, pedras e montanhas para a prática de rappel, alpinismo, etc...
|